quinta-feira, 30 de abril de 2009

.um pouco sobre Hermès e suas bolsas.

Bolide, 1923
Plume, 1930
Le Trim, 1958

Sempre achei super interessante a história das bolsas Hermès, e por isso resolvi compartilhar um pouco sobre esta famosa griffe aqui com vocês. Então, vamos lá...

A bolsa clássica surgiu no século XIX, nesta época, a casa Hermès encarregava-se das selas de montar da aristocracia. A Prada e a Gucci faziam bolsas de qualidade e a Fendi vendia artigos luxuosos de couro e pele. O êxito dessas marcas dependia de sua adaptação ao mundo moderno e das grandes invenções, fruto da necessidade. Em 1896, Emile-Maurice Hermès teve a grande ideia de transformar bolsas utilizadas para transporte de alimento animal em elegantes porta-objetos, e converteu a cremalheira (tampa) das bolsas de carga do exército canadense no primeiro fecho de moda realmente moderno.

Já no séc. XX a Hermès criou as 4 formas clássicas de suas bolsas, dentre elas, a Haunt à Courroies, sua bolsa mais famosa devido à sua forma alta com correntes compridas e desenhada em 1892 para transportar selas para montar. A Haunt à Courroies foi adaptada em 1930 para viagens e, em 1956, quando a princesa Gracy Kelly posou com um exemplar para a revista Life, alcançou uma fama extraordinária. Em 1923, a bolsa Bolide foi a primeira com fecho da História, Emile-Maurice desenhou-a para sua mulher levar no carro. A Plume, concebida em 1930 era inspirada em uma bolsa para carregar coisas para o cavalo, mas adaptadas a situações muito mais modernas: prática e vesátil esse foi o primeiro desenho de bolsa de duplo uso, podendo ser utlilizada tanto durante o dia, como a noite. No fim da década de 60, Jacqueline Onassis passeou por Capri com a bolsa Le Trim, tornando-a um clássico.
Os quatro modelos bolsas Hermès parecem incrivelmente simples, contudo, são essas formas básicas e clássicas que continuam a inspirar até hoje a maioria das bolsas de diversas griffes.

2 comentários:

gabi disse...

bem legal esse texto, adorei saber um pouquinho mais sobre a hermes!
beijos

zero disse...

Ei! Olha só que coisa engraçada... a pouco tempo eu postei uma nota sobre a bolsa hermes. é um modelo, de papel, para download. depois dá uma olhada: http://addvintage.blogspot.com/2009/04/bolsas-hermes-de-papel.html